Vantagens e desvantagens em adquirir uma maquininha do Mercado Pago

O Mercado Pago é uma empresa que viabiliza o pagamento pelo meio virtual. Fundado em 2004 pelo site de e-commerce Mercado Livre, o Mercado Pago atua no Brasil e em diversos países latino-americanos. A companhia comercializa leitores de cartão de crédito e de débito para que os pequenos empresários e comerciantes possam receber os pagamentos pelos seus produtos ou serviços sem precisar fazer uso de dinheiro, possibilitando maior praticidade e facilidade na hora da venda.

Como funciona o Mercado Pago e suas taxas

O Mercado Pago permite que o lojista ofereça diversos prazos de pagamento aos seus clientes, aumentando o leque de compradores interessados em um bom negócio. Um aspecto que vale salientar das máquinas de cartão em geral é que elas oferecem maior segurança na compra e na venda, pois a transação se dá em um ambiente virtual e protegido.

O recebimento do valor auferido na comercialização de seu produto ou serviço vai depender da forma de pagamento, se houve parcelamento, entre outros aspectos. No caso de a venda ter sido paga no cartão de débito, por exemplo, o dinheiro é disponibilizado em apenas um dia.

Já nas negociações pagas com cartões de crédito, o recebimento varia se a compra foi paga à vista ou a prazo. No primeiro caso, se você deseja receber o dinheiro em dois dias (cabe aprovação da empresa), a taxa cobrada será de 4,74% do valor total da venda. Se puder esperar 14 dias para sacar a quantia, a taxa é reduzida para 3,79%. Se a opção for receber apenas depois de 30 dias, os juros caem para 3,03%.

Nas situações de compras parceladas, as taxas de juros são mais salgadas. Para receber somente dois dias após a venda, a tarifa será de 5,31% do total. Para sacar a grana em 14 dias, a cobrança será de 4,36%. Depois dos 30 dias, o total retirado do valor da venda alcançará 3,60%.

Além disso, a cada parcela que você oferecer ao cliente é acrescido um valor progressivo em juros em cima do preço cobrado. Para entender melhor, aqui vai um exemplo. Nas vendas parceladas em duas vezes, é cobrado uma tarifa de 4,09% do total. Já se a venda foi realizada em 12 parcelas, a taxa será de 16,15%.

mercado pago maquininha

Vantagens do Mercado Pago

Entre as vantagens do Mercado Pago está justamente a questão das taxas das parcelas. Os valores estão entre os mais competitivos do mercado em comparação com outras operadoras do mercado.

Outra vantagem é que a empresa não cobra aluguel ou taxa de adesão dos lojistas e empresários pela aquisição do produto. A cobrança é feita apenas quando o cliente retira algum valor da conta do Mercado Pago.

Outro elemento favorável é que conseguir uma das maquininhas do Mercado Pago é muito fácil. Basta que o indivíduo tenha uma conta corrente em algum banco no Brasil, seja de pessoa física ou jurídica. Outra comodidade é que a maquininha do Mercado Pago é aceita por várias bandeiras: Visa, Mastercard, Elo, Maestro, Dinners Club, Hipercard, American Express e Mercado Livre.

Desvantagens do Mercado Pago

Um problema que pode atuar contra o Mercado Pago é a cobrança de um valor fixo a cada retirada além das taxas, dependendo do prazo que você deseja sacar o dinheiro. Qualquer saque de sua conta do Mercado Pago vai gerar uma taxa de R$ 3,00, ou seja, um custo a mais no seu orçamento e um baita complicador para quando você estiver com as contas apertadas.

Apesar de oferecer a possibilidade de sacar o saldo recebido apenas dois dias depois do pagamento ter sido efetuado, o Mercado Pago só habilita esta facilidade a quem passar por uma análise de aprovação, a partir da efetivação e um cadastro em um novo perfil de vendedor, denominado “Usuário Profissional”. Ou seja, essa comodidade não é para todos.

Vale a pena comprar?

O Mercado Pago oferece soluções ótimas e seguras a seus clientes, que precisam de agilidade e praticidade no dia a dia. Além disso, não há cobrança de taxas extras à parte aquilo que você vende.

No entanto, a cada saque é cobrado um valor, o que pode complicar o seu orçamento. Outro fator a se considerar é a demora para conseguir retirar o saldo e a necessidade de ter que passar por uma análise de cadastro para receber em menos tempo, o que pode travar o seu negócio se você precisar de fluxo de caixa constante.

Portanto, antes de definir a compra, é importante pesar os prós e contras e ver se o Mercado Pago se enquadra em seu perfil.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply