Mercado Pago – Como funciona? Quais as taxas? Recebe em quantos dias?

Fundado em 2004 pelo mercado Livre, o Mercado Pago é uma instituição de intermediação de pagamentos realizados via internet que está presente no Brasil e em vários países da América Latina. A empresa vende leitores de cartão de crédito e de débito para celular para que os donos de estabelecimentos e negócios diversos possam receber seus pagamentos de clientes que não possuem dinheiro em mãos e necessitam dessa tecnologia. O Mercado Pago oferece diversos benefícios para que os empresários e comerciantes em geral adiram ao seu negócio a máquina de pagamento em cartão.

mercado pago logo

Como funciona o Mercado Pago?

A grande vantagem do Mercado Pago é que o lojista pode oferecer várias formas de pagamento aos seus clientes, com alguns incentivos extras para que seja absorvido o custo do parcelamento que ficaria com os clientes. Se a cliente paga, por exemplo, um produto em 24 parcelas sem juros, ao invés do comerciante ter que pagar todo o custo dos juros, ele recebe um desconto de 15% sobre o valor a ser pago pelos juros das parcelas.

Um ponto positivo para o lojista é que o Mercado Pago oferece maior segurança, pois evita fraudes e garante ainda suporte para a solução de chamados de compra. Além disso, o sistema ajuda a proteger a venda nos casos de contestação da compra por meio do Programa de Proteção ao Vendedor.

Para o cliente a vantagem é que a compra é feita por um sistema amplamente protegido e que garante sete dias, a partir da data em que receber o produto, quanto a possibilidade de reclamar caso o conteúdo esteja diferente do esperado, ou então 21 dias, caso ele não receba a mercadoria.

maquininha de cartão mercado pago

Benefícios oferecidos pela maquininha do Mercado Pago

Uma das vantagens para quem adere à maquininha do Mercado Pago está no quesito taxas. Isso porque são as menores taxas do mercado, em comparação com as demais operadoras de máquinas de pagamento de cartão. A empresa cobra 2,29% em compras no débito e a partir de 3,03% em contas no cartão de crédito (para saber mais sobre tarifas veja abaixo).

Outro ponto positivo é que o Mercado Pago não cobra dos lojistas nem aluguel nem taxa de adesão por ter adquirido o produto. O comerciante vai pagar apenas quando vender alguma mercadoria para a sua clientela. Além disso, o Mercado Pago não cobra em caso de retirada de dinheiro ou mesmo transferência para a conta bancária.

E conseguir uma maquininha do Mercado Pago é bastante simples, basta que a pessoa possua uma conta corrente em algum banco do país, não importa se é para pessoa física ou pessoa jurídica. Vale lembrar também que a maquininha do Mercado Pago é aceita por bandeiras como Visa, Mastercard, Elo, Maestro, Dinners Club, Hipercard, American Express e, claro, Mercado Livre.

Dinheiro disponível e as tarifas do Mercado Pago

O prazo para que o lojista tenha acesso ao dinheiro obtido com a venda do produto ou serviço vai depender da forma da compra, se há parcelamento e outros itens. Por exemplo, nas vendas pagas com cartão de débito, o dinheiro é disponibilizado em um dia.

Já nas compras a crédito, vai depender de ter sido à vista ou parcelado e, também, em quanto tempo que você deseja ter o dinheiro em sua conta. No caso das compras de crédito à vista, se você quer o dinheiro em dois dias, a taxa a ser paga será de 4,74% do valor da venda. Se você não tiver pressa para receber e puder retirar após 14 dias, a tarifa a ser paga ao Mercado Pago cai para 3,79% do valor. Caso você prefira esperar 30 dias, a taxa de juros é ainda menor: 3,03%.

Agora, para as compras parceladas as tarifas aumentam. Por exemplo, se você quiser receber a totalidade do valor da venda em dois dias terá que pagar 5,31% da quantia paga pelo cliente. Para a liberação em 14 dias, a taxa de juros diminui para 4,36%. Após 30 dias, a porcentagem abocanhada do valor da venda é de 3,60%.

Importante destacar também que a cada parcela oferecida ao cliente é cobrada uma taxa de juros progressiva. Por exemplo, nas compras a partir de duas parcelas, é preciso pagar uma taxa 4,09% do valor da venda e assim sucessivamente até 12 parcelas, cujo total cobrado é de 16,15% da venda, mas pode-se conseguir algum desconto nesses valores, como mencionado mais acima.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply